Tenho 18 anos, recentemente me formou na faculdade, vou trabalhar em breve. Mas estou completamente perdido em situações em que preciso proteger meu ponto de vista, responda a críticas razoáveis ou irracionais. Em vez de defender as fronteiras pessoais, chego perto de mim mesmo, me preocupo, estou em silêncio, começo a chorar e, mais nojento, respondo em silêncio, arrastado e posteriormente ofendido. Se houver algum tipo de conflito com um amigo, prefiro parar a comunicação, mesmo que estivéssemos familiarizados há muito tempo.
Aparentemente, você ainda reage como reagiu na infância. Mas agora eles são capazes de distinguir onde as
críticas são justificadas e onde não.
Você pode começar a treinar com uma situação mais simples. Quando você entende que as críticas são justas, tente agradecer por comentários. Diga obrigado por ajudá -lo a notar algo que você mesmo não era visível. Peça conselhos, pergunte ao interlocutor o que ele pensa sobre esta situação, como você deve fazer? Tente estudar em qualquer situação, ganhe coragem social. Você pode descobrir que quando você vai em direção a dificuldades, tudo começa a ajudá -lo como se.
Você pode reconhecer seus limites e começar a defendê -los aprendendo a dizer não “não”. Antes de concordar, siga o pedido de alguém, pare, pergunte a si mesmo o que você deseja e diga com ousadia “não” se algo for contrário aos seus desejos e capacidades.
A maneira como você descreve seu comportamento em situações difíceis mostra que é difícil para você começar imediatamente a lutar por si mesmo. Ligue a ingenuidade: faça algo que você nunca fez pelo menos uma vez por dia. Descubra os esquemas usuais em si mesmo e em seu comportamento e comece a “quebrá -los” uma vez por semana. Saia da zona de conforto. Isso ajudará você a se tornar mais forte e ensinará como lutar por si mesmo.